A era da cooperação

É absolutamente primordial, nos dias atuais, trabalhar em equipe para que a empresa funcione da melhor maneira possível. E a palavra-chave de toda e qualquer empresa que se preze é cooperação entre seus membros.

Cooperar é interagir, é conseguir que os resultados almejados sejam trabalhados em equipe.

Mas lidar com seres humanos nem sempre é fácil, pois como sabemos, cada um pensa de um modo diferente e as idéias nem sempre são compartilhadas por todos; daí nasce um impasse que, muitas vezes, coloca um trabalho que vinha sendo elaborado com muito esforço, num fracasso total.

Então, como trabalhar em equipe cooperando uns com os outros, mesmo com pensamentos diferentes, sem comprometer o resultado final?

Realmente, é uma situação para a qual não existe receita pronta e tampouco uma maneira mágica de resolver esse impasse.

Mas a equipe, como um todo, pode e deve adotar novas maneiras de trabalhar e resolver seus problemas diários, aplicando algumas regrinhas básicas, a fim de que o respeito pelo colega de trabalho seja preservado e que com muita paciência e diplomacia os trabalhos a serem executados não sejam comprometidos.

São elas:

1. Cada um da equipe deve entender que todos estão ali para resolver problemas e não para fazer valer suas imposições e suas vaidades pessoais.

2. Ouvir bem para que nenhum assunto seja entendido mal e nem interpretado ao bel-prazer de cada participante.

3. Admitir que o outro tem uma idéia melhor é uma demonstração de humildade e grandeza. 4. E a mais importante dica de todas é que após o final de uma reunião, todos colaborem com a pessoa que lançou uma idéia nova e que foi aprovada pela maioria.

Seguindo essas regras, um passo gigantesco terá sido dado rumo ao sucesso de toda a equipe.

A cooperação faz-se necessária em todo e qualquer trabalho pelo simples fato de que duas cabeças pensam melhor do que uma e trabalhar em equipe é um desafio e ao mesmo tempo uma maneira de solucionar problemas e fazer com que os resultados positivos aconteçam.

Uma empresa em que seus membros não cooperam entre si é uma empresa fadada a não conseguir os resultados almejados. Toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, deve adotar uma política de grande cooperação entre seus funcionários, com o intuito de que a mesma possa, junto aos seus membros, progredir cada vez mais.

Mas é bom lembrar que cooperar não é fazer o trabalho do outro e sim ajudar a equipe a realizar o melhor trabalho possível.

Por: Eugênio Sales Queiroz (Especialista em Comportamento Humano).

1 Response so far »

  1. 1

    Beth said,

    o texto acima caiu como uma luva para que todos do Cerimonial pudessem ler e pensar como uma reflexão.
    Brigada


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